Nacionalização das normas CISPR

Publicado em: 10 de maio de 2018.

A LABRE, através do seu grupo de Gestão e Defesa Espectral, participou mês passado das reuniões regulares das comissões de estudos sobre interferências na Cobei (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica e Iluminação) na sede da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em São Paulo.

As comissões elaboram estudos e traduções para nacionalização de normas técnicas internacionais da IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) e CISPR (Comitê Internacional Especial sobre Perturbações Radioelétricas).

Nesta última reunião foram finalizados os textos das normas CISPR 32 (Compatibilidade eletromagnética para equipamentos Multimídia – Requisitos de Emissão) e CISPR 11 (Equipamentos Industriais, Científicos e Médicos: Características de Perturbações em Radiofrequência – Limites e Métodos de Ensaio), sendo esta última também aplicável a sistemas fotovoltaicos e dispositivos de transferência de energia sem fios (WPT). Os textos serão agora postos em consulta pública pela ABNT.

Também foi revista a agenda de trabalhos e trocadas informações sobre recentes estudos em Compatibilidade Eletromagnética.

Seja você também um radioamador labreano e fortaleça a defesa do espectro eletromagnético.