Sobre

O Grupo de Gestão e Defesa Espectral (GDE) é um grupo de apoio ad-hoc da LABRE, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, com a missão de defender o espectro eletromagnético utilizado pelos radioamadores. Sua ação institucional busca sensibilizar autoridades para a coibição das interferências e organização na ocupação do espectro eletromagnético.

As interferências podem ser provocadas por transmissores de rádio (“emissores intencionais”) e por eletroeletrônicos em geral (“emissores não intencionais”). É nesta última categoria que reside a maior parte dos problemas de interferências.

Embora a poluição eletromagnética seja uma preocupação mundial, esse contexto é agravado no Brasil pela falta de exigências de qualidade na produção e comércio de eletroeletrônicos no quesito “compatibilidade eletromagnética” (conhecido pela sigla inglesa “EMC”). Com isso aumenta-se o risco de serem disponibilizados produtos de origem duvidosa, sem as devidas certificações que restrinjam as interferências.

Parte do trabalho do GDE busca justamente motivar as autoridades para adotarem no Brasil normas internacionais de EMC que estabelecem os métodos de medição e limites das perturbações que um eletroeletrônico emite ou suporta.

Para tanto a LABRE/GDE participa das Comissões de Estudos de EMC do COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações) na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), contribuindo para a nacionalização das normas de EMC desenvolvidas pela IEC (sigla em inglês para a Comissão Eletrotécnica Internacional) e CISPR (sigla em francês para o Comitê Internacional Especial de Perturbações Radioelétricas).

A LABRE/GDE também participa de consultas públicas e comissões que discutem Regulamentos Técnicos de Qualidade (RTQ) e Avaliação da Conformidade (RAC) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade), defendendo a inserção dos critérios de EMC entre os requisitos de qualidade para os produtos que são objetos dos regulamentos.

As interferências eletromagnéticas não prejudicam apenas os radioamadores, mas vários outros serviços e usuários de telecomunicações, assim o trabalho da GDE adquire grande relevância técnica, ambiental e social.

O GDE também defende a manutenção, organização e expansão do espectro de radioamador em fóruns intergovernamentais onde são discutidas atualizações na ocupação das faixas de rádio, acomodando segmentos entre diferentes serviços de telecomunicações.

Neste sentido a LABRE/GDE atua nas Comissões Brasileiras de Comunicações (CBC) da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), assim como no Comitê Interamericano de Telecomunicações (CITEL) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e grupos de estudos da União Internacional de Telecomunicações (UIT) na Organização das Nações Unidas (ONU), integrado a delegação do Brasil e representantes da União Internacional de Radioamadores (IARU).

A LABRE/GDE mantém intensa integração com a IARU, exercendo a Coordenação da IARU na CITEL, participando do Comitê do Plano de Bandas da IARU Região 2, atuando no grupo de trabalho da IARU voltado para a Coordenação de Frequências Satelitais e participação em comitês de trabalho da IARU para EMC.

Para maiores informações, utilize os seguintes endereços:

LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
Caixa Postal 4. CEP 70275-970. Brasília – DF – Brasil.
E-mail (LABRE/GDE):