LABRE participa de reuniões da UIT e CITEL em preparação da WRC-23

Publicado em 30 de julho de 2022.

Reunião plenária de um dos grupos de estudos da UIT (Foto: LABRE-GDE)

O ano de 2022 tem sido marcado pela volta de reuniões presenciais, não apenas no Brasil, mas principalmente no exterior. A LABRE, através do seu Grupo de Gestão e Defesa Espectral, e integrada à União Internacional de Radioamadores (IARU), participa ativamente dos grupos de trabalho de organizações internacionais que tratam de assuntos espectrais.

Uma parte deste trabalho é pautada pela agenda da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC), que ocorre aproximadamente a cada 4 anos e tem, entre suas missões, a atualização dos Regulamentos de Rádio da UIT (União Internacional de Telecomunicações), tratado internacional que divide as faixas de radiofrequências entre os mais diferentes serviços de radiocomunicações e influencia correspondentes mudanças posteriores nas legislações de cada país.

No atual ciclo de estudos voltados à WRC de 2023, vários itens da conferência se relacionam direta ou indiretamente o Serviço de Radioamador: coexistência com o RNSS (Rádio Navegação por Satélite, especialmente sistema Galileu na Europa) em 23 cm; propostas sobre IMT (Telecomunicações Móveis) em 3 cm, radares em faixa adjacente aos 6 m, sensores de meteorologia espacial em parte do HF e VHF, novas alocações em EHF, entre outros (neste link você pode acompanhar as posições preliminares da IARU para a WRC-23)

Esses estudos são realizados nos grupos temáticos na UIT, como o WP4 (Serviços Espaciais) e WP5 (Serviços Terrestres), que se reúnem regularmente ao longo dos anos. Além das reuniões globais, também ocorrem encontros das organizações regionais de telecomunicações (RTOs) como a CITEL (Comitê Interamericano de Telecomunicações da OEA, Organização dos Estados Americanos), para que os países das respectivas regiões busquem chegar à WRC com maior concordância do bloco.

A cada uma dessas reuniões ocorrem também encontros preparatórios nacionais, no Brasil pela CBC, Comissões Brasileiras de Comunicações, organizadas pela Anatel, subdividida em grupos relatores de radiocomunicações.

Em 2022 a LABRE, em parceria com a IARU, participou de reuniões da CITEL, do WP1, WP4 e WP5 da UIT (além das preparatórias da CBC e IARU). Nelas foram debatidos novos estudos, atualizações de relatórios envolvendo as características técnicas dos serviços, textos preparatórios, possíveis recomendações e resoluções, sendo que as decisões finais serão acordadas entre os países apenas na WRC-23.

A ampla agenda deste ciclo de estudos, unida à demanda reprimida por reuniões presenciais exigem agora um esforço adicional de todos os envolvidos, incluindo as associações nacionais de radioamadorismo e a IARU, para acompanhar as pautas e defender o Serviço de Radioamador.

Além dos temas da WRC, os grupos de estudos também abordam outros assuntos técnicos referentes as atividades regulares dos serviços. Acompanhe pelos veículos de comunicação da LABRE essas e outras notícias, e seja você também um associado LABRE! Maiores informações em http://www.labre.org.br