Reuniões preparatórias da CEPT para WRC-19
Publicada em: 30 de agosto de 2019.
A Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT) concluiu sua última reunião preparatória visando a futura Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019 (WRC-19). Nela foram discutidas as posições que os países da CEPT defenderão em bloco na conferência.
Entre elas havia a proposta francesa que sugeriu item de agenda para a WRC de 2023 que compartilharia parte da faixa de 2 m com o móvel aéreo. A IARU fortemente se mobilizou junto às suas entidades membro na região e apresentou estudos técnicos que impactaram no voto de vários países contrariamente a proposta, sendo hoje confirmada sua rejeição na assembleia final da reunião, reafirmando a importância do radioamadorismo nesta faixa.
Outros itens foram discutidos. Sobre a harmonização da faixa dos 6 m (na Região 1 ainda não alocada ao radioamadorismo), a proposta europeia para WRC-19 será 50-52 MHz ao radioamadorismo em secundário, com nota de rodapé listando os países com alocação primária entre 50-50,5 MHz (essa decisão não afeta a Região 2 onde se localiza o Brasil, que há muitos anos já alocou 50-54 MHz em primário). As faixas dos 6 mm e 5 cm também foram defendidas frente a propostas de novas alocações.
Por fim, por pressão da Comunidade Europeia, a CEPT apresentará proposta de futuro item de agenda para a WRC-23 objetivando estudos de proteção adicional ao RNSS (Regional Navigational Satellite Systems) na faixa dos 23 cm, porém sem remover os serviços incumbentes, incluindo radioamadorismo.
Para maiores informações: https://www.iaru-r1.org/