LABRE participa de consulta pública do Inmetro sobre fotovoltaicos

Publicado em: 27 de julho de 2021.

A LABRE participa da Comissão Técnica do Inmetro voltada a esta revisão há vários anos e, neste ano, a demanda tem sido intensa, requerendo o estudo e aprofundamento em área específica tecnicamente complexa, reuniões do Grupo Focal de EMC da Comissão, análise de inúmeras normas internacionais e estudo de casos no exterior, revisão do extenso documento dos requisitos técnicos de qualidade (RTQ) em vigor, preparação de apresentação do Grupo Focal em defesa da EMC em reunião plenária, dentre outras ações.

No dia 12 deste mês a LABRE, através do seu Grupo de Gestão e Defesa Espectral, participou da Consulta Pública do Inmetro referente a revisão da portaria sobre requisitos técnicos de qualidade dos sistemas fotovoltaicos. A LABRE defendeu a inclusão dos requisitos de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) com base em normas internacionais e com o objetivo de reduzir a geração de interferências ao espectro de radiocomunicações.

Todo esse esforço tem sido necessário de forma a permitir uma contribuição tecnicamente correta em uma consulta pública extensa em setor tão importante, tanto sob o ponto de vista do potencial gerador de interferências, como pela importância desta forma de geração de energia, especialmente no momento de crise hídrica e energética por que passa o país.

O trabalho da LABRE nesta CP é, portanto, de suma relevância para a defesa não só das condições de funcionamento do serviço de radioamador, mas, sobretudo, em defesa de toda a sociedade brasileira altamente dependente da Compatibilidade Eletromagnética entre setores como o de geração de energia, o de telecomunicações, a “Internet das Coisas”, sistemas de suporte à vida (aviação, eletromédico etc), dentre outros.

O Inmetro também recebeu manifestações de outros setores da sociedade e avaliará todas as contribuições para redigir a nova regulamentação.

Seja você também um associado LABRE. Informações em: http://www.labre.org.br